NASCENTES 7

NASCENTES PROTEGIDAS

Com o mote: Um dia você vai ter que proteger uma nascente. Faça isso em um dia, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) lançaram no Dia Mundial da Água (22/03), o Programa Nacional de Proteção de Nascentes, com a meta de proteger MIL em todo o Brasil, em 2015. E para reunir informações, como a localização exata das nascentes que os produtores rurais estão protegendo, lançam na Semana do Meio Ambiente, um Cadastro de Nascentes Protegidas, disponível no site da CNA: www.canaldoprodutor.com.br/cadastreumanascenteprotegida.

- A importância desse cadastro vai além do registro de localização dessas nascentes protegidas. Ele poderá servir de base para futuras definições de políticas públicas. E também irá valorizar o que sai do campo para a cidade. O que o produtor rural comercializa vai chegar ao consumidor com um diferencial: Produzido em área que preserva nascente – afirma o presidente da CNA, João Martins.

Para Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e vice-presidente executivo da CNA, a articulação nacional será ponto forte do Programa.

- A oferta de água pelo meio rural, pela proteção de nascentes e diversas outras práticas, é importante serviço à sociedade. No entanto, até hoje as ações dessa natureza sempre foram desenvolvidas de forma pontual, por meio de iniciativas isoladas ou projetos regionais. O Programa da CNA é inovador – e especialmente importante – por fomentar a proteção de recursos de forma articulada, com abrangência nacional, e reunindo informações de uma forma nunca antes feita – afirma ele.

A proteção de nascentes, nos cinco passos preconizados pelas duas entidades, pode melhorar a qualidade e o abastecimento de água, nas áreas rurais e urbanas. No site especial (http://bit.ly/1IYsJxn ), criado para a campanha do programa, é possível acessar as informações sobre os cinco passos, um vídeo informativo e cartilhas. Também estão disponíveis para download as peças da campanha, como banner, flyer e a placa para identificar as nascentes protegidas. Quem quiser pode baixar a arte final das peças, produzir e usar.

O SENAR está formatando um curso a distância e também lança, nesta quarta-feira, um vídeo técnico sobre proteção de nascentes.

- Queremos levar as informações técnicas sobre proteção de nascentes para os cursos presenciais que ofertamos em todo o Brasil. Para o produtor rural, levantar uma cerca em torno de uma nascente não é mistério algum, mas queremos que essa proteção seja feita de modo a garantir água em abundância e de qualidade. E o que é muito importante, respeitando o novo Código Florestal Brasileiro – explica Daniel Carrara, Secretário Executivo do SENAR.

Fonte: CNA

 



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.