Em pronunciamento feito no plenário na última semana, o senador Zequinha Marinho (PSC-PA) solicitou ajuda do Ministério da Agricultura para realizar o combate à mosca da carambola, praga que ataca a fruticultura e tem entrado no Brasil pelos estados de Roraima e Amapá.
O parlamentar destacou que o inseto tem entrado no Brasil de forma muito rápida. “Se chegar a Belém, eu considero uma causa perdida, porque Belém é conhecida no Brasil e no mundo como a cidade das mangueiras”, afirmou o parlamentar à Agência Senado.
O senador fez um apelo à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmando que não acha eficiente a estratégia de colocar apenas os estados para fazerem o controle. Manter uma coordenação ou uma auditoria temporária também não é o suficiente. Ele ressaltou que um estado não vai admitir a autoridade de um sobre o outro.
“Que o Ministério da Agricultura destaque representante seu, tanto para Roraima, quanto para o Amapá, para coordenar. Não é um problema só do Amapá, só de Roraima, é um problema do Brasil, e o estado do Pará está muito preocupado com isso, o governador, todos nós aqui, a bancada na Câmara, porque nós sabemos o tamanho do golpe que isso pode trazer ao estado do Pará e ao resto do país” finalizou.
Fonte: Uagro