Os preços subiram em dezembro, em função da menor oferta do lado vendedor, câmbio relativamente firme (boa movimentação para a exportação) e preocupações com relação à situação da safra de verão, devido à falta de chuvas nos últimos dias no Paraná, principalmente.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas-SP, a saca de 60 quilos está cotada em R$39,00, sem o frete.
A alta foi de 8,9% em relação à média de novembro deste ano. Já na comparação com dezembro do ano passado, o insumo está custando 25,4% mais.
Considerando a praça de São Paulo, atualmente é possível comprar 3,88 sacas de milho com o valor de uma arroba de boi gordo.
A alta do milho (8,9%) foi maior que a valorização da arroba do boi gordo (2,0%) no período analisado. Com isso, o poder de compra do pecuarista frente ao cereal piorou 6,4% em dezembro, na comparação com o mês anterior.
Em relação a dezembro do ano passado esta diferença é de -18,0% ou 0,85 saca de milho a menos adquirida com o valor de uma arroba de boi gordo no estado.
A expectativa é de mercado firme nos primeiros meses de 2019, em função da menor disponibilidade interna no primeiro semestre, basicamente formada pelos estoques de passagem que somam a safra de verão (30% do volume total).
Fonte: Scot Consultoria