No Rio Grande do Sul, os últimos dias com tempo mais firme, poucas chuvas e maiores períodos de insolação favoreceram o avanço na semeadura do milho. Segundo dados da Emater- RS, a área plantada chegou a 81% no estado, das quais 73% das áreas estão em desenvolvimento vegetativo, 17% em floração e 10% na fase de enchimento de grãos. De forma geral, a qualidade do grão no Rio Grande do Sul é considerada boa.
No Paraná, o plantio já está praticamente finalizado, após um início bastante lento no estado. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), 2% estão em fase de germinação, 91% em desenvolvimento vegetativo e 7% em floração. De acordo com o órgão, a condição do grão é ruim em 1% da área, na média em 19% e 77% têm condição considerada boa.
Para os próximos dias, a expectativa é de chuva frequente em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A situação é favorável para o atual cultivo de soja na região, o que pode antecipar o solo para a instalação do milho safrinha durante o verão 2019/2020. Nesta semana voltou a chover de forma significativa no Sul do Brasil, o que colaborou principalmente para as lavouras de milho do Paraná que já estavam sentindo a falta de umidade.
Essa chuva avança para outras áreas como Mato Grosso do Sul e São Paulo no decorrer da semana que vem. No Matopiba, região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a regularização ainda demora, mas nas próximas duas semanas são previstas chuvas mais. As últimas atualizações dos modelos numéricos de previsão do tempo diminuíram a quantidade de chuva em dezembro para o nordeste do Brasil. Anteriormente, a expectativa estimava volumes acima da média, agora já temos a atualização indicando chuva abaixo do normal.