Um produtor agrícola resolveu trocar a criação de gado pelo plantio de frutas. O Emanuel Moreira planta limão taiti e maracujá gigante em uma chácara a 15 km de Araguaína, no norte do Tocantins. Ele reservou umhectare da propriedade para cultivar as frutas.
A troca foi por conta do mercado na região. Parte dessas frutas que são vendidas em Araguaína vem de fora do estado. “Eu fiz algumas pesquisas de mercado, procurei algumas assistências técnicas e vi que aqui era deficiente na questão do plantio de limão. E junto com o limão resolvi fazer o consórcio do maracujá, porque também é bem aceito na nossa região”.
Além do mercado favorável para esse tipo de produção, o solo da propriedade e a água foram decisivos para a mudança. Um rio que fica a poucos metros da plantação, ajuda no sistema de irrigação por gotejamento. “O solo arenoso, de fácil escoamento de água é a principal necessidade do limão. Ele não gosta de uma área úmida, que segure bastante a água. ”
As mudas foram plantadas em julho de 2015 e a colheita deve ser feita entre os meses de outubro e novembro deste ano (2016). Um engenheiro agrônomo explicou ao Emanuel a melhor forma de cuidar da plantação.
Fonte: G1
Fonte: Canal do Produtor