Depois do aumento da liquidez verificado no final de setembro, as vendas de trigo em grão voltaram a se enfraquecer neste início de outubro. Além do reforço recente aos estoques, moinhos consultados pelo Cepea indicam que o menor ritmo de compras está atrelado ao aumento da disponibilidade de cereal – o clima favoreceu a colheita – e à ligeira desvalorização do dólar na última semana.
Apesar disso, os preços internos do trigo seguem em alta, sustentados pela baixa oferta de cereal de boa qualidade e pelo alto patamar da moeda norte-americana. O excesso de chuvas tanto no início quanto no final do ciclo, geadas e granizos em algumas regiões produtoras prejudicaram a qualidade do trigo. Assim, mesmo em safra, os preços estão em alta, cenário bastante atípico no mercado tritícola.
De acordo com colaboradores do Cepea, em alguns casos, cooperativas aumentam o preço pago pelo cereal de qualidade, no intuito de incentivar triticultores regionais a vender seu produto. Além disso, têm sido realizadas trocas do cereal por insumos para a próxima safra.
Fonte: Cepea