Vinte anos depois do início do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, o México – beneficiado pelos problemas causados pela Influenza Aviária – exportou ovos frescos para os Estados Unidos. Outro fato importante foi o anuncio do Japão autorizando plantas mexicanas do estado de Jalisco a exportar ovo liquido pasteurizado para aquele país.
Segundo analista de mercado, esses acontecimentos tornam o momento propício para o México expandir seus horizontes e tornar-se uma potência na exportação. Algumas razões são:
-Consumo de 365 ovos per capita no país pode ser limitante para crescimento interno.
Os EUA devem demorar um pouco para se recuperar dos problemas causados pela Influenza Aviária, tornando o momento ideal para garantir novos mercados e reforçá-los.
-Agregação de valor aos ovos, como o ovo líquido pasteurizado, aumentam a utilização e segurança do produto.
-Maior exportador de carne de frango, o Brasil tem apenas metade do consumo per capita de ovos mexicano, significando que o mercado interno tem muito a oferecer e talvez a exportação de ovos não seja tão atraente.
-A progressiva desvalorização do peso mexicano torna o produto atraente em mercados estrangeiros. Entretanto, a desvalorização também tem seu peso negativo, já que muitas matérias-primas são importadas.
Fonte: Avisite