Ontem, quarta, o setor de postura comercial alcançou novo reajuste – 1º da semana, 3º do mês – e a caixa de ovos brancos no mercado paulista fechou, em média, a R$68,00.
Segundo a Jox Assessoria Agropecuária, o mercado seguiu firme devido a uma oferta mais ajustada. Com isso, os produtores buscaram novos reajustes. Amenizam, assim, o grande aumento verificado no custo de produção proporcionado pelas matérias-primas.
O preço médio no vigésimo dia deste ano representou aumento de 10% sobre o praticado na abertura do mês. Em 2015 representava 20%. Por ora, o preço médio do período – 20 dias – supera em mais de 50% o alcançado no ano passado. Entretanto, lá, o setor estava começando a sair daquele que foi o pior momento da avicultura de postura no decorrer de 2015.
Embora o mercado esteja firme, a expectativa se volta para o repasse dos últimos aumentos em período do mês sabidamente de retração no consumo pela queda no poder aquisitivo. Aliás, em mês que o consumidor anda às voltas com elevados gastos como IPTU, IPVA, por exemplo.
Fonte: Avisite
Fonte: Canal do Produtor