O Ministério da Agricultura afirma que foi informado de que uma das delações da empresa JBS aponta que a maior processadora de proteína animal do mundo teria pago um “mensalinho” a dezenas de fiscais, na esperança de reduzir os entraves no exame de sua produção. Autoridades dos EUA e da Europa já procuraram na manhã desta quinta-feira, 13, o Ministério da Agricultura para obter detalhes sobre a denúncia e o temor do governo é de que a pressão contra os produtos nacionais no exterior podem aumentar.
Os dados foram revelados pelo jornal “Valor Econômico” e confirmados nesta manhã em Genebra pelo secretário-executivo do Ministério, Eumer Novacki. Segundo ele, a JBS agora vai passar essa lista dos beneficiários.
- Sabíamos que essa lista viria. Isso faz parte de um dos anexos da delação e tivemos acesso a ela – confirmou.
De acordo com a reportagem do jornal, o “mensalinho” chegava a R$ 20 mil por servidor e pode ter atingido 200 funcionários.
- Assim que tivermos acesso à lista, tomaremos as devidas providências – afirmou. – Vamos abrir processos administrativos para apurar. A questão criminal cabe à Polícia Federal e Ministério Público – disse.
Fonte: Estadão