Dados levantados pela DATAGRO Consultoria apontam que as vendas da safra 2018/19 da soja brasileira atingiram 44,2% da produção esperada até 8 de março, levemente abaixo dos 44,4% registrados na safra passada, mas abaixo do recorde de 54,0% de 2016. E dos 47,3% da média normal de cinco anos.
Melhora dos preços influenciou positivamente vendas da safra de soja
“A esperada melhora nos preços aconteceu, mas não de forma geral, e com amplitude pequena, não a ponto de estimular os produtores a grandes volumes de vendas”, explica o especialista de grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Jr.
Já as vendas da safra de milho de verão 2019, o percentual atingiu 21% da produção, acima dos 16% registrados há um mês e 16% observados no ano passado. Neste momento, a lentidão nas vendas está ligada à expectativa de melhora no padrão de preços por parte dos produtores, segundo o especialista da DATAGRO.
Em relação à safra de milho de inverno 2019, 32% da produção estimada já comprometida pelos produtores, contra 27% no mês anterior. O ritmo está bem avançado em relação aos 15% de igual momento do ano passado, e também acima dos 29% da média normal.
Fonte: DATAGRO