A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) publicou proposta para estabelecer os Padrões de Identidade e Qualidade de Mel para uso industrial. Com a norma, os estabelecimentos poderão destinar o mel para outras indústrias, já que o produto é inadequado para consumo direto por perder as qualidades do mel tradicional, mas ainda pode ser usado nos processos de fabricação de outros tipos de alimento, como bolos e biscoitos.
A sugestão de instrução normativa faz parte das normas prioritárias do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e foi discutida com o setor, que acatou a proposta de forma prioritária, durante o ano passado. O texto proíbe, por exemplo, a presença de qualquer tipo de aditivos ou ingredientes e qualquer tipo de impureza ou elementos estranhos de qualquer natureza no produto.
A norma vai permitir o aproveitamento condicional do mel e, também, possibilitar a análise de registro do produto nas superintendências – antes esse processo ficava centralizado no Dipoa.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)