Considerada a maior feira da pecuária leiteira do Brasil, a Megaleite 2015 foi aberta oficialmente hoje (30/06/15), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e irá até o dia 4 de julho.
A solenidade de abertura contou com as presenças do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Amarildo Kalil e de diversas outras autoridades e representantes do setor.
Durante o evento serão promovidas diversas atividades como exposição e leilões de animais, premiações, palestras e plantões técnicos. Os produtores rurais poderão, por exemplo, tirar as dúvidas sobre pecuária leiteira, em um plantão técnico montado do estande do Governo de Minas Gerais, e participar de palestras sobre agroindústria que serão promovidas por técnicos da Emater-MG. O estande também terá a presença de representantes de outros órgãos vinculados à Seapa como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
- A Megaleite é o grande evento da pecuária leiteira do Brasil. Reúne os melhores animais das diversas raças, além de eventos técnicos, políticos e comerciais – observou o secretário João Cruz, que ressaltou ainda a importância do setor para as economias do Estado e do país.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com 9,3 bilhões de litros por ano, o que representa 27,2% de toda a produção nacional. Somente no Triângulo Mineiro são 706 mil cabeças de vacas voltadas para o setor leiteiro.
- Acreditamos na força das parcerias para levar soluções e projetos para o produtor rural. Nossa equipe está disponível através do plantão técnico, no estande do Governo de Minas de Gerais, para atender os produtores e oferecer orientação técnica sobre diversas questões do setor. Será um momento para o produtor buscar políticas públicas, como por exemplo o Pró-Genética e o Pró-Fêmeas – destaca o gerente regional da Emater-MG de Uberaba, Gustavo Laterza.
O Pró-Genética e o Pró-Fêmeas são programas desenvolvidos pelo Governo de Minas e associações de produtores para incentivar a melhoria do rebanho mineiro com a aquisição de animais geneticamente superiores. Já as palestras serão terão como temas oportunidades de negócios para a Agroindústria e as técnicas para degustação de Queijos Artesanais.
Concurso do Queijo Minas Artesanal
Outra atração da Megaleite será o 8º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, no dia 3 de julho. Serão realizados o julgamento e a premiação dos melhores queijos de Minas Gerais das sete regiões produtoras da iguaria: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. A comissão julgadora irá escolher os cinco melhores queijos entre os 31 participantes. O julgamento começa às 13 horas e a premiação está marcada para as 16h30, no estande do Governo de Minas Gerais.
A Emater-MG também desenvolveu um trabalho de organização e mobilização dos produtores da região do Triângulo Mineiro.
- Aproximadamente 20 caravanas de produtores rurais estão confirmadas. É um momento importante para a troca de informações e para abrir novas oportunidades de negócios. Também será uma oportunidade de tirar dúvidas sobre a legalização de agroindústria junto ao IMA – ressalta Laterza.
Fonte: Agência Minas