Os produtores rurais de Mauá da Serra, no Norte do Paraná, agora podem contar com um novo sindicato rural para fortalecer sua representatividade. Foi inaugurado nesta sexta-feira (18) o Sindicato Rural de Mauá da Serra. O evento para celebrar a fundação reuniu líderes rurais, autoridades políticas de toda a região, representantes de empresas ligadas ao agronegócio além de produtores rurais das mais variadas cadeias produtivas.
A inauguração marca o fim de uma lacuna de 15 anos sem inaugurações de novos sindicatos. A última vez em que uma nova entidade sindical tinha sido inaugurada foi em 2007, em Perobal, no Noroeste do Paraná. Com a oficialização do início das atividades sindicais em território “mauaense da serra”, agora a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) soma 163 sindicatos rurais ativos e regulares em todo o Estado.
“Eu estou muito feliz por participar da inauguração dessa entidade, a qual cabe ser a representação legal dos produtores rurais. Isso mostra a união e o entrosamento dos produtores rurais, que agora têm um representante que vai lutar e defender os interesses da classe”, disse o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, que esteve presencialmente no evento.
Sérgio Kasutoshi Higashibar, presidente da mais nova entidade sindical paranaense, enfatiza que a inauguração do sindicato é um momento histórico para os produtores rurais do município e da região. “É uma satisfação e uma alegria realizar essa inauguração. O sindicato será um ponto de apoio para o produtor rural, que poderá encontrar no sindicato toda assistência jurídica, contábil, administrativa e de outras áreas, sempre com respaldo do Sistema FAEP/SENAR-PR”, apontou.
A fundação
O Sindicato Rural de Mauá da Serra recebeu a carta sindical autorizando seu funcionamento no dia 11 de agosto de 2021. A inauguração oficial ocorreu apenas nesta sexta-feira (18) por consequência da pandemia do novo coronavírus, que impedia a realização de um encontro presencial. Porém, a prestação de serviços e a realização de cursos do SENAR-PR no local já estava acontecendo.
O local da sede onde funciona o sindicato está dentro do Museu do Plantio Direto, que já é uma referência turística na cidade. A localização é privilegiada e agora os produtores de Mauá da Serra não precisam mais se deslocar, como faziam antes, para outros municípios do entorno, como Londrina, Faxinal e Cambé.
Presenças
Estiveram presentes no evento o presidente da câmara de vereadores do município, Nelson Gonçalves, representando o prefeito, além de outros vereadores; o presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte (Nunorte), Walter Ferreira Lima; os presidentes de sindicatos rurais de Faxinal (Alfredo A. Miguel Júnior), Londrina (Edson Dornellas) e Marilândia do Sul (José Leite dos Reis); Representantes da Cooperativa Integrada, do Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi, da Universidade Estadual de Londrina e representantes de empresa de semente e produtos agropecuários.
O post Mauá da Serra inaugura sindicato rural e fortalece representatividade do campo apareceu primeiro em Sistema FAEP/SENAR-PR.
Fonte: Sistema FAEP