Aldeias indígenas prejudicadas pela contaminação do Rio Iriri receberão, a partir desta semana, alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As doações terão periodicidade semanal e totalizam 90 mil kg de frutas, hortaliças, verduras e ovos adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea.
O atendimento emergencial de ajuda humanitária foi uma solicitação do Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó de Mato Grosso e demandou da Conab o redirecionamento de parte dos produtos hortifrutigranjeiros adquiridos da agricultura familiar por meio do PAA, em andamento, formalizado com a Associação de Minis e Pequenos Agricultores do Projeto de Assentamento Cachimbo (Agripac), estabelecida nas proximidades das aldeias atingidas.
As entregas serão coordenadas em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e irão beneficiar 751 indígenas em grave situação de insegurança alimentar distribuídos nas aldeias Nansepotiti, Kresã, Sankarasã Sonkwe, da etnia Panará e nas aldeias Kororoty e Omeikrankun, da etnia Mekrangnotire, afetados diretamente pela mortandade dos peixes e contaminação das águas do Rio Iriri.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB