Brasília (18/03/2016) – Pela primeira vez, desde sua criação em novembro de 2015, as câmaras setoriais das cadeias produtivas da pesca, aquicultura e carcinicultura (criação de camarão) se reuniram no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os encontros ocorreram nesta quarta (16/03) e quinta-feira (17/03). A primeira ação foi a indicação de lista tríplice com os nomes dos possíveis presidentes, para conduzir os próximos encontros. As indicações foram encaminhadas para a ministra Kátia Abreu.
De acordo com a assessora técnica das comissões nacionais de Pesca e Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lilian Figueiredo, o início da atuação dessas câmaras setoriais é de extrema importância para as cadeias produtivas. “Nos encontros serão discutidas e alinhadas, entre o setor público e privado, as ações para superar os principais entraves dos setores.”
Nesta primeira reunião de apresentação, os representantes propuseram uma agenda de temas a serem debatidos nos próximos encontros deste ano. Para a pesca, os assuntos abordados serão sobre questões ambientais e gestão pesqueira, processamento, indústria e infraestrutura pesqueira; grupos de trabalho e projeto de lei, balanço e planejamento para ações em 2017. Na aquicultura e carcinicultura, as temáticas foram mais abragentes, incluindo: competitividade, licenciamento ambiental, política de crédito e fomento, sanidade, desenvolvimento de novas tecnologias e águas da União.
Câmaras Setoriais - As câmaras setoriais do MAPA têm por finalidade propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas.
Assessoria de Comunicação da CNA
telefone: (61) 2109 1419
Foto: Wenderson Araújo
www.canaldoprodutor.com.br
https://twitter.com/canaldoprodutor
https://www.facebook.com/canaldoprodutor
Fonte: Canal do Produtor