Os Ministérios da Agricultura, da Saúde e da Economia lançaram na segunda (11/05) um manual com recomendações de prevenção ao contágio da Covid-19 em frigoríficos.
O documento orienta sobre a criação de protocolos para a proteção da saúde dos trabalhadores, garantindo a continuidade das atividades produtivas e segurança alimentar.
“O objetivo é manter a normalidade de abastecimento alimentar, os empregos e a atividade econômica, garantindo o fornecimento de alimento seguro à população”, destaca o manual.
Entre as recomendações estão o fornecimento de proteção facial aos trabalhadores de linha de produção juntamente com as vestimentas de trabalho.
O manual orienta que a troca de máscaras de proteção facial seja feita a cada 4 horas de uso ou quando estiverem sujas ou úmidas.
Também é importante evitar trabalho em linhas de produção com trabalhadores nos dois lados da linha de processamento quando ficam de frente para o outro, com distância inferior a 1 metro.
Essas recomendações reforçam as medidas de proteção à saúde dos produtores e trabalhadores rurais divulgadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Fonte: CNA