A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) confirmou a ocorrência na Espanha de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como Mal da Vaca Louca. Segundo o comunicado, é um caso considerado atípico, ocorrido em um animal em uma fazenda em El Sahugo, próximo da fronteira com Portugal, na região de Castilla Y Leon.
O animal infectado era nascido em 14 de junho de 1999. Em 10 de novembro último, um laboratório recebeu uma amostra para confirmar a suspeita de Mal da Vaca Louca. O diagnóstico foi confirmado em 21 de novembro depois da realização de dois testes laboratoriais. A rês já foi sacrificada e foram adotadas outras medidas de controle, como a desinfecção do local.
Não é o primeiro caso de Mal da Vaca Louca relatado na Espanha neste ano. Em março, Organização Internacional de Saúde Animal confirmou a ocorrência com um animal em uma propriedade em Horcajo Medianero, na região de Castilla e Leon.
O relato mais recente até agora tinha sido feito em em 10 de maio, também um caso considerado atípico em um animal de uma fazenda em Camargo, na região da Cantabria, no norte do país.
Fonte: Revista Globo Rural