A iniciativa de instituir o Dia Municipal do Suco de Uva, em Bento Gonçalves, para o primeiro domingo do mês de março, foi a motivação para a visita do Vereador Edson Biasi à Embrapa Uva e Vinho, na manhã da sexta-feira passada, dia 5 de julho.
Ao lado do Secretário Municipal de Desenvolvimento e Agricultura de Bento Gonçalves, Dorval Brandelli e suas respectivas assessorias, ele conheceu e degustou o suco das cultivares de uvas desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa “Uvas do Brasil” e conheceu o suquificador, equipamento desenvolvido pela Embrapa em parceria com a empresa HSBR, para elaboração de suco integral em pequenos volumes, ideal para a agricultura familiar.
“Foi uma manhã muito produtiva. Não esperava que a Embrapa tivesse tantas cultivares para o suco de uva. Agregou muito para o meu conhecimento” avaliou Biasi ao final da visita, já fazendo planos para realizar outras ações para divulgar as tecnologias que conheceu na empresa de pesquisa.
Para o secretário Brandelli, a visita só veio a reforçar o respeito que sente pela instituição, que atua com muita seriedade e competência.
“As novas variedades desenvolvidas pela Embrapa vieram auxiliar a qualificar o suco de uva elaborado com as tradicionais Isabel, Concord e Bordô”.
O Secretário destacou ainda que o suco de uva poderá ser a ‘salvação da lavoura’, o contraponto para os acordos estabelecidos recentemente entre o Mercosul e a União Europeia.
“Muitas são as tecnologias que a Embrapa Uva e Vinho desenvolveu para apoiar o crescimento do mercado e a alavancagem do suco de uva. Precisamos dar visibilidade a elas”, pontuou o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, que recebeu os visitantes.
Para ele, a aproximação da Embrapa com as lideranças assume cada vez mais uma importância estratégica para o desenvolvimento setorial.
“Não basta termos tecnologias adequadas e competitivas, precisamos ter políticas que viabilizem o acesso dos produtores a elas”, destacou ele.
Fonte: Emater