O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) surpreendeu o mercado na sexta-feira (11), ao divulgar em seu relatório mensal de oferta e demanda um aumento na projeção para a safra de soja do país, citando expectativa de produtividades recordes em Estados como Iowa, Minnesota e Nebraska.
O Usda estimou a produção de soja do país em 2015 em 107 milhões de toneladas, contra uma estimativa média de analistas de 105,2 milhões de toneladas. Em agosto, o USDA havia projetado a produção de soja em 106,5 milhões de toneladas. A previsão levou os preços em Chicago para mínima do contrato novembro.
O Usda, por outro lado, reduziu a previsão para a produção de milho mais do que o esperado. Os estoques do cereal, embora menores que os do ano anterior, ainda serão abundantes, com a terceira maior colheita da história. A safra do cereal foi prevista em 345 milhões de toneladas, abaixo da previsão de agosto (347,6 milhões de toneladas). Analistas esperavam que o relatório mostrasse produção de 345,4 milhões de toneladas.
Brasil
O Usda estimou a safra de soja do Brasil 2015/16 em 97 milhões de toneladas, inalterada ante projeção de agosto, semanas antes do início do plantio no país. Na temporada passada, o Brasil produziu 94,5 milhões de toneladas, segundo o Usda. A safra total de milho do país em 2015/16 também foi projetada sem alterações ante o mês passado, em 79 milhões de toneladas.
Fonte: Gazeta do Povo