A moagem de cana pelas usinas do Centro-Sul atingiu 13,86 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril, queda de 37,99% em relação ao montante processado em mesmo período do ano passado. Neste início da safra 2019/20, 76,45% da cana processada foi direcionada para a produção de etanol, conforme dados divulgados hoje (25), pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
Com esses dados, pode-se dizer que atual safra começa mais alcooleira, considerando o percentual de cana que foi designada para a produção de etanol no ciclo anterior, de 68,65%.
Segundo o diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, o clima impactou diretamente o início das operações em 2019/20.
“As chuvas registradas no início de abril dificultaram tanto a colheita nas usinas que estavam em operação quanto o início de moagem em outras unidades, atrapalhando o cumprimento do cronograma previsto”.
Ainda na primeira quinzena deste mês, a produção de açúcar somou apenas 339,80 mil toneladas, menos da metade da quantidade fabricada na mesma quinzena de 2018 (712,54 mil toneladas). A produção de etanol, por sua vez, alcançou 736,73 milhões de litros (662,39 milhões de litros de etanol hidratado e 74,34 milhões de litros de etanol anidro).
“Com o retorno das condições climáticas à normalidade, as unidades restabeleceram o ritmo normal de processamento. Nesse momento, a operacionalização da colheita é realizada normalmente no Centro-Sul”, complementa, o dirigente da entidade.
Fonte: DATAGRO