campo2(G)

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

A Secretaria de  Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fepam assinou um convênio com  a Embrapa Suínos e Aves que vai permitir a utilização de um software que irá agilizar e dar mais segurança aos projetos de licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na quinta-feira (12) em Porto Alegre.

Com o convênio, a Embrapa cede a utilização do Software Gestão Ambiental da Suinocultura (SGAS). O programa permite o correto dimensionamento das granjas, sistemas de tratamento de efluentes e o uso de dejetos na área agrícola, levando em conta a área e o tipo de cultura. Para a secretária do Meio Ambiente, Ana Pellini, esta é a oportunidade de tratar a questão dos dejetos de uma maneira muito mais inteligente e ágil, garantindo o crescimento da atividade suinícola, e ao mesmo tempo protege o meio ambiente, os mananciais hídricos e o solo. Ainda segundo ela, quanto mais houver informação disponível a chance de erro é menor.

O presidente do Fundesa e diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips), Rogério Kerber, diz que os desafios do setor são permanentes, mas este é um grande passo para trazer resultados positivos.

“É fato que a suinocultura gera dejetos , mas este produto bem manejado e aplicado traz, além de redução de impactos,  resultados econômicos para os produtores.  O Sips vai custear a capacitação de técnicos para o uso do software, tanto das empresas integradoras quanto dos agentes envolvidos nas questões ligadas ao licenciamento ambiental”, afirma.

O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele, explica que uso do software agiliza os processos de licenciamento pela disponibilização de dados e também coloca uma visão de agricultura e pecuária de precisão ao definir a correta aplicação de dejetos no solo.

Fonte: Suinocultura Industrial



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.