O Relatório Sócioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no Rio Grande do Sul, coordenado pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL), foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (29/05) durante a Expoleite/Fenasul 2015. Os dados foram revelados em audiência pública da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, na Casa da Assembleia Legislativa do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A 38ª Expoleite e a 11ª Fenasul também sediaram o Seminário de Secretários Municipais da Agricultura, 3º Dia da Qualidade do Leite promovido pela Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil) e 5º Simpósio Qualidade e Mercado.
No Simpósio Qualidade e Mercado foram três pontos importantes na pauta de palestras: Análise e perspectivas do mercado do leite, com a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora-MG, zootecnista Rosângela Zoccal. O Presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS), Alexandre Guerra, destacou o papel da indústria na conquista de mercados e os requisitos legais para exportação foi o tema da palestra da veterinária do Ministério da Agricultura, Beatris Kuchenbecker.
A Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil) promoveu o 3º Dia da Qualidade do Leite para debater tecnologia, tendências de mercado e higienização. Representantes da Secretaria Estadual da Agricultura e do Ministério da Agricultura comentaram sobre fiscalização e auditorias para verificar a qualidade do leite.
O Seminário de Secretários Municipais da Agricultura contou com duas palestras de peso durante a manhã: o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, falou sobre programas do MAPA em apoio ao desenvolvimento rural sustentável nos municípios e o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, destacou as oportunidades para produção sustentável nos municípios gaúchos. O encontro é uma oportunidade para trocar experiências bem sucedidas em inspeção, políticas de apoio, desafios e oportunidades, além de ações de governo.
A Expoleite/Fenasul prossegue até domingo (31/05) no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS.