O apoio ao escoamento de 55 mil toneladas de trigo do Rio Grande do Sul, oferecido nesta quarta-feira (08) por meio de leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), foi integralmente negociado. O valor da operação atingiu R$ 9,6 milhões. O preço médio do quilo saiu por R$ 0,1760.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vem realizando, semanalmente, leilões de apoio ao escoamento do trigo da Região Sul, onde há excedente do produto, como forma de garantir renda ao produtor. A medida foi solicitada pelo setor ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No último leilão, realizado na semana passada, foi negociada também toda a oferta de apoio ao escoamento de 70 mil toneladas do trigo gaúcho.
O Pepro é uma subvenção que o governo federal paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. Para agilizar a análise o consequente pagamento do prêmio, a Conab passa a disponibilizar um sistema eletrônico de envio de nota fiscal, o Identificador de Nota Fiscal Eletrônica (IDNF) Externo. O acesso pode ser realizado pelo link idnf.conab.gov.br.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
Fonte: CONAB