O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e o diretor de relações institucionais da entidade, Ariel Antônio Mendes, participaram hoje, em Brasília (DF), da instalação do Fórum Nacional de Integração (FONIAGRO) para a avicultura e a suinocultura.
O Foniagro é parte primordial da estruturação da Lei n° 13.288, a Lei de Integração, estabelecida no ano passado com o objetivo de fundamentar alicerces jurídicos na relação entre empresas integradoras e produtores integrados.
Membros das agroindústrias e do conselho da ABPA participaram do encontro, juntamente com representantes de produtores integrados, como a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a Associação Brasileira dos Avicultores Integrados (ABAI), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), além da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Durante o encontro, foram tratados pontos para a conclusão de um regulamento para o funcionamento do FONIAGRO. Os participantes também fizeram uma análise sobre o sistema de integração vigente no Brasil.
- Concluímos que a Lei de Integração melhorou muito o clima nas relações entre integradores e integrados. É uma maneira efetiva de proteger o sistema e preservar os diferenciais que fizeram do Brasil um grande competidor global, como o status sanitário e a qualidade. Este é o grande objetivo do Foniagro: atuar para proteger a integração – ressalta Turra.
Fonte: ABPA