Nesta quinta-feira (6/11), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED) realizou a entrega das 450 toneladas de arroz, milho e fubá arrecadadas pelo Programa Lavoura Comunitária à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A solenidade foi realizada no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e contou com a presença de Pedro Arraes, presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).
A Emater é responsável pela assistência técnica aos produtores inscritos no Programa Lavoura Comunitária. Em contrapartida aos insumos que recebem para o cultivo de alimentos, os pequenos agricultores participantes doam 4% de sua safra à SED, que repassa os produtos à OVG. A doação, arrecadada por cerca de 13 mil famílias beneficiadas, é distribuída para mais de 400 instituições filantrópicas do estado.
Para Pedro Arraes, um dos aspectos mais relevantes do programa é seu princípio da busca pela autonomia do produtor.
- O Lavoura Comunitária é um programa de extrema importância não só porque ajuda a tantas instituições sociais, mas porque parte do princípio de criar condições para que o produtor possa se emancipar e produzir de maneira cada vez mais autônoma – avaliou.
Em nome das instituições contempladas com os alimentos, Josefa Rolim, do Centro de Referência Raio de Sol, agradeceu os benefícios.
- Essa doação, para nós, é tudo. Atendemos muitas famílias carentes, servimos várias refeições por dia e essa doação ajuda a fazer a nossa alimentação melhor – comemorou.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton, anunciou que o Governo de Goiás espera investir R$ 3,5 milhões no programa para a safra 2015/2016.
- Esse programa, sem dúvida, é um projeto em que o governo pretende continuar investindo e incentivando – projetou Eliton.
Para a presidente da OVG e primeira-dama, Valéria Perillo, os resultados do programa são frutos de uma parceria de sucesso.
- Esse programa é resultado de muitas mãos que se unem para nos ajudar a fazer o trabalho social. A parceria da SED com a Emater e os produtores faz com que os alimentos façam a diferença na vida das pessoas atendidas – declarou a primeira-dama.
- Em momentos de crise, como agora, programas como o Lavoura Comunitária são ainda mais importantes, porque é quando as pessoas mais precisam – avaliou ainda o superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima.
A partir de agora, a OVG entrará em contato com as instituições filantrópicas cadastradas no programa para agendar a entrega dos alimentos.
A diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, e o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Joaquim Araújo também participaram da cerimônia.
Fonte: Emater – GO