O mercado atacadista de produtos lácteos fechou a primeira quinzena de março com ligeira queda.
Na média de todos produtos pesquisados pela Scot Consultoria o recuo foi de 0,6%, frente à quinzena anterior.
O leite longa vida (UHT) ficou praticamente estável no período, com queda de 0,1%. O produto fechou cotado, em média, em R$2,55/litro.
Desde a segunda quinzena de janeiro os preços do produto vêm andando de lado, sem muitas alterações.
O consumo de leites fluídos mais fraco na primeira semana de março, devido ao feriado de Carnaval, contribuiu para que esse cenário de estabilidade continuasse.
No varejo, em São Paulo, a situação foi de preços mais firmes. Na média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria o aumento nos preços foi de 0,3% nos primeiros quinze dias de março.
O UHT também ficou praticamente estável, com alta de 0,1%. O produto está cotado, em média, em R$3,36/litro.
Em relação ao mesmo período do ano passado a cotação do produto está 20,0% maior nas gôndolas paulistas este ano.
Para curto e médio prazos a expectativa é de mercado firme devido à queda de produção da matéria-prima (leite cru) nas principais regiões produtoras. Do lado da demanda também espera-se uma melhora em relação a primeira quinzena do mês.
Vale lembrar que a intensidade destas altas deverá ser modulada pela demanda.
Fonte: Scot Consultoria