O programa Kickstart Food, uma iniciativa do Rabobank em parceria com a Organização das Nações Unidas – Meio Ambiente, disponibilizará U$ 1 bilhão nos próximos três anos para estimular projetos de produção sustentável de alimentos em todo o mundo, informam as instituições.
O projeto se divide em quatro focos de investimento: terra, desperdício, estabilidade e nutrição. Em “terra”, o foco será destinado para a produção de alimentos sustentável e ambientalmente correta. Em “desperdício”, a ideia é reduzir a perda de alimentos em toda a cadeia. O tema “estabilidade” visa criar um setor alimentar e agrícola mais estável e resiliente. Por último, a parte de nutrição se concentrará em uma dieta saudável e equilibrada para todos.
- Nosso papel de financiar a produção global de alimentos nos torna protagonistas para acelerar o desenvolvimento sustentável da cadeia de alimentos. Com o nosso conhecimento, rede de contatos e capacidade de financiamento, nós queremos motivar e ajudar nossos clientes na adoção de uma prática de produção de alimentos cada vez mais sustentável globalmente. Estamos orgulhosos dessa importante iniciativa em parceria com a UN Meio Ambiente e faremos novas parcerias para expandir ainda mais essa iniciativa que se encaixa perfeitamente em nossa missão de cultivarmos um mundo melhor juntos – disse Wiebe Draijer, Presidente do Conselho Executivo do Rabobank.
O projeto do Rabobank procura enfretar importantes desafios: o crescimento da população mundial, que deve ultrapassar os 9 bilhões de habitantes em 2050, a diminuição da quantidade de terras aráveis disponíveis e o impacto da agricultura nas mudanças climáticas e no meio ambiente. Com isso em mente, a empresa pretende aumentar a produção de alimentos em 60% até 2050, enquanto reduz o footprint em 50%.
Fonte: Revista Globo Rural