Os alunos e professores das redes pública e privada do Paraná têm até o dia 15 de setembro para efetivar a inscrição na edição 2021 do Concurso Agrinho. O processo de envio dos trabalhos, no formato online, deve ser realizado pelo site (link disponível aqui). No mesmo endereço é possível acessar o regulamento da premiação. Neste ano, o programa do Sistema FAEP/SENAR-PR traz o tema “Do campo à cidade: saúde é prioridade”.
O Concurso Agrinho é voltado para alunos de diversas idades,
além dos estudantes especiais. Na categoria Desenho, alunos das Associações de
Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), classes especiais e 1º ano do Ensino
Fundamental podem participar. Já a categoria Redação está aberta para alunos do
Ensino Fundamental I e II; Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ambos pelo
Sistema Redação Paraná; e Apaes, pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 1º e
2º ciclo da Educação Especial.
Nessas categorias, a classificação será estadual, com
premiação até o terceiro lugar, sem divisão entre escolas das redes pública e
particular. Nas categorias Desenho e Redação, os professores e alunos premiados
receberão notebook (1º lugar), tablet (2º lugar) e smartphone (3º lugar). Na
Experiência Pedagógica, os prêmios serão um projetor multimídia e um notebook
(1º lugar), um notebook e um fone com microfone (2º lugar) e um smartphone e um
fone com microfone (3º lugar).
Ainda, na categoria Escola Agrinho, serão distribuídos 15
computadores e um projetor multimídia para a entidade de ensino classificada em
primeiro lugar, enquanto o responsável pelo relato será premiado com um
notebook e um smartphone. A escola na segunda colocação receberá 12 computadores
e um projetor multimídia, e o responsável, um notebook. Para a terceira classificada,
serão 10 computadores e um projetor multimídia, e, para o responsável pelo
relato, um smartphone.
Inscrição
Para inscrever o trabalho, o professor responsável deve
acessar o site para realizar o cadastro. Caso o docente já tenha participado do
concurso no ano passado, basta realizar o login utilizando endereço de e-mail e
senha. Caso o professor não se lembre da senha cadastrada, é possível solicitar
a redefinição por meio do botão “Esqueci minha senha”. Um link será enviado
para o endereço de e-mail previamente cadastrado.
Após o cadastro, o professor deve preencher um formulário
com os dados do município, escola, nomes do professor, aluno e diretor, ano
escolar e turma. Depois do preenchimento correto dos campos do formulário, o
documento deve ser impresso para, na sequência, ser realizada a coleta de
assinaturas necessárias.
O último passo é fazer upload do trabalho junto do
formulário assinado. Para o relatório Escola Agrinho, é necessário que o
formulário de inscrição seja assinado pelo diretor da instituição de ensino. Na
categoria Experiência Pedagógica, o documento deve ser assinado pelo professor
responsável pelo trabalho a ser enviado. Todos os materiais (trabalho e
formulário assinado) devem ser enviados em formato PDF.
Nas categorias Desenho e Redação, podem ser enviados apenas
um trabalho por turma. Caso seja inscrito mais de um trabalho por turma do
mesmo ano escolar, todos serão desclassificados.
Banca e premiação
Quando encerrar as inscrições, a banca avaliadora do concurso vai realizar uma triagem para validação da documentação recebida. Em seguida, os trabalhos serão encaminhados para uma banca composta por três especialistas, responsáveis pela avaliação e pelo lançamento das notas. Os professores podem acompanhar o andamento dos trabalhos pelo mesmo site onde foi realizada a inscrição.
A premiação está marcada para o dia 18 de novembro, no formato online.
A notícia Inscrição do Concurso Agrinho termina dia 15 de setembro apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP