drone_portal

INFORMAÇÃO ELEVA DESENVOLVIMENTO DO SETOR LÁCTEO, AFIRMA PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE CAMPO GRANDE

A 19ª edição do Encontro Técnico do Leite, realizado na última sexta-feira (03), contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre produtores rurais, profissionais e lideranças políticas e do setor. O evento foi realizado no Sindicato Rural de Campo Grande, com palestras de nível nacional e internacional.
Durante a abertura, o presidente do Sindicato Rural, Ruy Fachini, destacou o desenvolvimento do setor lácteo em Mato Grosso do Sul. "Há seis anos, Mato Grosso do Sul ocupava a 12ª posição no ranking nacional de produção de leite. Hoje, estamos na 15ª posição. Este evento traz ferramentas importantes para o desenvolvimento da nossa atividade que é a informação e o conhecimento", salientou.
Fachini reforçou que uma das principais dificuldades do setor está na ineficiência logística. "O produtor do Estado produz apenas mil litros por vaca ao ano, enquanto a média nacional é de 1,5 mil litros e o maior produtor, Rio Grande do Sul, produz três mil leites".
O dirigente destacou a homenagem recebida pelo diretor e organizador do  evento, Wilson Igi, que, no dia 31 de maio, recebeu da Assembleia Legislativa o título de 'Personalidade do Setor'. "O trabalho realizado pelo Igi agrega muito ao setor".
Em seu discurso, Wilson Igi, salientou que o setor tem como característica a sazonalidade. "A produção na primavera/verão é bem maior quando comparado ao outono/inverno. A causa é a baixa quantidade e qualidade de alimentados ofertados à vaca na estação mais fria: insuficientes até para a manutenção corporal, comprometendo dessa forma a saúde, a produção e a reprodução das vacas e, principalmente, a renda do produtor".  Igi salientou o evento trouxe informações ao produtor de como é possível aumentar a viabilidade econômica do setor por intermédio da informação.
O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, também falou sobre os gargalos do setor:  "O atual preço do leite é, possivelmente, um dos maiores da história. Entretanto, o setor sofre com altíssimos custos de produção. Por isso, precisamos de ter eficiência para conseguirmos margens mais elevadas".
Encontro Técnico do Leite – Com quase duas décadas de realização, o Encontro Técnico do Leite se consolidou com um dos principais eventos do setor lácteo do Estado e já consta na agenda nacional. Nesta edição, as palestras abordaram temas que vão de adubação estratégica ao uso da cana-de-açúcar na alimentação animal. 
Fonte: Tarcisio Silveira 

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.