arroz org

INCENTIVO NA CULTURA DO ARROZ

Na presença de pequenos produtores rurais, empresários, prefeitos, vereadores e secretários municipais, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, entregou, na quinta-feira (22), mais 200 toneladas de sementes de arroz a agricultores do Baixo São Francisco.

A cerimônia aconteceu na sede do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua), localizado no perímetro irrigado de Itiúba, município de Porto Real do Colégio. Na ação, foram beneficiados cerca de 830 produtores de arroz ligados aos perímetros irrigados de Boacica, Itiúba e Marituba.

Em setembro, no município de Igreja Nova, o secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos e o vice-governador Luciano Barbosa já haviam realizado a entrega, a 400 agricultores, das 200 toneladas de sementes de arroz adquiridas pelo Governo do Estado em pregão eletrônico realizado no mês de agosto.

Na quinta, foram entregues as sementes doadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por intermédio do secretário. A importância da distribuição foi ressaltada pelo gerente do perímetro irrigado da Boacica, Hamilton Rodrigues.

- Pela primeira vez o Governo do Estado forneceu sementes para realizarmos duas safras no mesmo ano. Até então, as sementes distribuídas atendiam, no máximo, a 50% da demanda. Hoje, o Governo distribuiu um volume quatro vezes maior que nos anos anteriores, totalizando 400 toneladas – disse.

O secretário Álvaro Vasconcelos lembrou que, nas décadas de 50 e 60, a produção de arroz no Baixo São Francisco era destaque em todo o país, o que o Governo pretende recuperar até 2018.

- Estamos distribuindo sementes de qualidade, assim como as sementes de milho, feijão e sorgo que entregamos em maio e junho para mais de mil agricultores familiares. É importante que o agricultor faça seu banco de sementes, guardando um pouco do que tem recebido do Governo para ter o dobro para a próxima safra. No passado, o Baixo São Francisco era referência em todo o Brasil e reconhecido em países como os Estados Unidos como região de grande produção arroz. A meta do governador Renan Filho é voltamos a esse patamar durante este Governo – disse Vasconcelos.

O superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rêgo, reforçou a parceria com o Governo do Estado no desenvolvimento da agricultura e no suporte ao pequeno produtor rural alagoano.

- O governador Renan Filho e o secretário Álvaro Vasconcelos podem ficar certos de que a Conab estará sempre à disposição para melhorar a vida do homem do campo alagoano. A semente de arroz que estamos distribuindo hoje veio de produtores como vocês que estão recebendo, agricultores familiares do Rio Grande do Sul. O desafio que lanço para vocês, hoje, é para que se organizem e produzam, para que no futuro a Conab possa comprar as sementes de vocês e levá-las para outras regiões do país – disse Rêgo.

O empresário Ivanilson Araújo, presidente do Grupo Santana, empresa que possui uma unidade beneficiadora no município de Igreja Nova e que venceu o pregão eletrônico para fornecer as sementes de arroz, ressaltou o potencial da região do Baixo São Francisco.

- Alagoas tem aqui uma mina de ouro. A produtividade dessas terras é altíssima e o povo é trabalhador, destemido. Não vi isso em nenhum outro estado. Viemos para cá para ajudar os pequenos produtores de arroz a crescer e para crescer junto com eles – disse o empresário, que veio do Rio Grande do Norte para a cerimônia.

Também participaram da distribuição de sementes o gerente da Codevasf, Antônio Canário, o prefeito Porto Real, Sérgio Reis, o vice-prefeito Igreja Nova, Manoel Matheus, o gestor da unidade de Arranjos Produtivos Locais (APL) Rizicultura do Baixo São Francisco, José Célio Leite Araújo, o coordenador do distrito de Boacica, Roberto Vieira, o coordenador do distrito de Itiúba, José Ferreira, o presidente da Unicafes-AL, João dos Santos, além de representantes da Emater, secretários municipais e vereadores.

Fonte: Tribuna Hoje



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.