frango-morto-web

IMPORTADORES DE FRANGO MUDAM

Observado o quadro dos 10 principais importadores de carne de frango dos EUA nos nove primeiros meses de 2015, a constatação é a de que apenas metade deles reduziu suas compras em relação a 2014, o que faz com que, no conjunto, o volume por eles adquirido tenha recuado menos de um por cento (mais exatamente, 0,65%).

O quadro atual, entretanto, não revela as profundas mudanças que vem ocorrendo nas exportações norte-americanas de carne de frango desde o segundo semestre de 2014 – inicialmente, por conta do entrevero político com a Rússia; a seguir, e já em 2015, em consequência do surto de Influenza Aviária na avicultura local.

Rápida análise dos atuais 10 principais importadores mostra que apenas dois deles (Guatemala, 12º lugar em 2014; e Vietnam, 17º) são novatos no grupo, ambos apresentando significativo aumento em suas importações.

O que não se mostra é que os dois países substituídos por Guatemala e Vietnam tinham muito maior peso nas exportações dos EUA. O primeiro deles é a Rússia. Que, entre janeiro e setembro do ano passado, ocupou o posto de terceiro maior importador e, neste ano, permanece com suas compras zeradas.

O outro país ausente da presente relação dos “10 mais” é a China. Que também zerou suas compras a partir do momento (fevereiro de 2015) em que se avolumaram os casos de Influenza Aviária nos EUA. Em função disso, as importações chinesas em 2015 estão resumidas a apenas 12 mil toneladas, 93% a menos que nos primeiros nove meses de 2014.

Enfim, a realidade é que, mantidos os mesmos 10 primeiros importadores de 2014, as exportações de carne de frango dos EUA para esse grupo recuaram perto de 18%, enquanto os embarques para os demais 134 importadores apresentaram recuo de pouco mais de 5% (pelo quadro atual, 25,87%).

Mas por falar em número de países atendidos, nota-se que eles recuaram de 149 entre janeiro e setembro de 2014 para 144 em idêntico período de 2015. E, aqui, a grande ausência é a da Rússia, até a década passada maior importador mundial do produto e principal mercado da carne de frango exportada pelos EUA.

Curiosamente, entre os 144 países atendidos neste ano pelos EUA, na 119ª posição está presente o Brasil. Com importação de 176 mil libras-peso de carne de frango (cerca de 80 toneladas), 262% a mais que as 48 mil libras de 2014.

Após o Brasil (isto é, com volume ainda menor) há outros 25 países. O último deles, Bangladesh, importou em nove meses apenas mil libras, menos de meia tonelada do produto.

Fonte: Avisite



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.