A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu e colocou à venda em uma rede de supermercados do Rio de Janeiro um hambúrguer que tem gosto tradicional, mas que não é feito de carne animal.
O “Novo Burguer” é feito com fibra de caju, proteína de soja, cebola, tomate, pimentão, corante natural e temperos, e tem características sensoriais assemelhadas ao hambúrguer de carne. O alimento está disponível aos consumidores desde dezembro.
A pesquisadora Janice Lima, responsável pelo produto, explicou em entrevista à Agência Brasil que o objetivo “não é que as pessoas parem de comer carne, mas dar mais uma opção”.
Segundo ela, a produção de produtos com proteína vegetal pode ser menos onerosa que a proteína animal.
Especialmente no caso do Novo Burguer que utiliza o bagaço do caju, geralmente eliminado pela indústria de suco ou revendido para alimentação de animais.
O produto foi criado para pessoas batizadas como “flexitarianos” – aqueles indivíduos que apesar de gostarem de carne querem balancear a dieta e buscam reduzir o consumo de carne.
“São diferentes de vegetarianos ou veganos que não gostam do sabor da carne e não querem alimentos que simulem a carne”, afirmou Janice.
O produto é fabricado e comercializado por uma empresa de alimentos de Niterói, que tem acordo de cooperação com a Embrapa.
Um dos produtos que mais chamou atenção na Consumer Electronic Show (CES) 2020, a maior feira de tecnologia do mundo, foi o Impossible Pork, “carne de porco” falsa recém lançada pela Impossible Foods.
Fonte: G1