A safra de grãos de verão 2019/20 do Paraná poderá chegar a 23,4 milhões de toneladas, alta de 19% na comparação com a anterior, aponta nova estimativa divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.
Segundo o diretor do Deral, Salatiel Turra, essa safra 19/20 começa com um potencial de 4 milhões de toneladas a mais, por causa da possibilidade de recuperação da soja, que quebrou no ano passado devido à seca, quando foram perdidas mais de 3,5 milhões de toneladas.
Para a safra de grãos de verão deste ano, a seca volta a ser uma preocupação, diz Turra. Sem chuvas regulares desde o início de setembro, as regiões Norte, Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro estão sofrendo com a estiagem. De acordo com o Deral, a situação hídrica já foi normalizada nas regiões Central e Sul do Estado. O plantio da safra de verão começa a sofrer atrasos por conta da seca, mas há tempo para recuperação, salientou. Turra diz que por enquanto o sinal é amarelo para o plantio de soja.
“Há preocupação com o cenário climático que ainda está incerto”, afirma.
Fonte: DATAGRO