O momento positivo da cadeia de suínos no Paraná — após quatro anos mergulhada na crise em função dos elevados custos de produção e baixos preços recebidos pelos produtores — tem mobilizado novos investimentos no setor por parte das cooperativas do estado. De olho neste mercado crescente, a Batavo, com sede em Carambeí, nos Campos Gerias, inaugurou, na quinta-feira (6), uma nova Unidade Produtora de Leitões (UPL). De acordo com diretores da empresa, a granja reúne tecnologias pioneiras para ser a mais moderna do Brasil.
O novo projeto foi formatado com foco no bem-estar animal e na sustentabilidade. As cinco mil fêmeas alojadas para reprodução e os 2,9 mil leitões/semana, que posteriormente serão repassados aos cooperados que farão a engorda, não ficarão presos em gaiolas, como ocorre nas granjas convencionais.
Seguindo as legislações internacionais de bem-estar, os animais permaneceram em baias amplas e coletivas, com climatização, durante todo o período de gestação. A operação começa já neste mês, mas os primeiros animais só devem ser repassados aos suinocultores em abril do ano que vem.
Fonte: Gazeta do Povo