Lavouras no município de Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, amanheceram nesta quarta-feira (9) cobertas por granizo. Conforme a prefeitura do município, o fenômeno ocorreu no final da tarde de terça (8), mas o gelo permaneceu nas plantações até esta quarta.
Conforme o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) na região, Antônio Zanette, aproximadamente 1,5 mil hectares de soja e milho foram afetados pelo granizo. "São 13 produtores rurais que tiveram a plantação diretamente afetada pelo granizo. Eu tive 100 hectares destruídos", disse Zanette.
Segundo os bombeiros voluntários da cidade, a região mais afetada foi a localidade de Duas Porteiras e o Morro do Chapéu, ambas em área rural do município.
Estragos foram registrados em plantações de Campo Belo do Sul (Foto: Prefeitura de Campo Belo do Sul/Divulgação)
Estragos foram registrados em plantações de Campo Belo do Sul (Foto: Prefeitura de Campo Belo do Sul/Divulgação)
Conforme a prefeitura, o granizo começou a cair por volta das 19h. As pedras desapareceram por completo próximo ao meio-dia desta quarta.
De acordo com a Epagri/Ciram, desde as 16h, uma nuvem propícia ao granizo, que tem como condição um grande desenvolvimento vertical, pairava no meio-Oeste, em deslocamento para o Leste.
Estragos
Até as 15h desta quarta, agricultures afetados pelo fenômeno estavam em reunião com o prefeito do município e o secretário de Agricultura. Até então, a prefeitura não confirmou se iria destinar verba para auxiliar a cobrir os estragos das plantações.
Fonte: G1
Fonte: Canal do Produtor