Representantes de associações, cooperativas, sindicatos rurais e lideranças políticas e da sociedade civil participaram nesta quinta-feira, 15, em Goiânia de audiência pública com a finalidade de defender e reiterar a importância das ações desenvolvidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no suporte à agricultura familiar no estado de Goiás.
Também estavam presentes representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), das superintendências regionais da Conab de Goiás e do Distrito Federal, do governo de Goiás e parlamentares estaduais e federais.
O encontro reuniu cerca de 500 produtores da agricultura familiar e líderes de entidades organizadas de 52 municípios do estado em torno de temas como sistema público de armazenagem, políticas de apoio ao produtor como o Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e ações de apoio à agricultura familiar, com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no processo de inclusão e fortalecimento da atividade econômica em Goiás e no Brasil.
No estado, há cerca de 100 mil agricultores familiares segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg). Dezenas de associações e cooperativas congregam boa parte das famílias de agricultores que dependem, quase que exclusivamente, do apoio governamental para comercialização dos alimentos produzidos em pequenas propriedades e assentamentos.
Somente em 2016, a Conab adquiriu mais de 951 toneladas de alimentos em Goiás, via contratos do PAA, que resultaram em investimentos na ordem de R$ 3 milhões e 227 mil. Os produtos (frutas, verduras, lácteos e outros) beneficiaram mais de 390 mil pessoas atendidas por cerca de 240 entidades socioassistenciais distribuídas em 27 municípios do estado.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB