GEADAS

FRIO EXTREMO

Depois de uma semana com temperaturas dignas de verão, abril termina com mínimas muito baixas. De acordo com o Simepar, é o abril mais frio desde 1999. Geadas fracas foram registradas em áreas isoladas de baixadas no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Sul da região metropolitana de Curitiba.

- Registramos três semanas de temperaturas típicas de verão, com o abril mais quente desde 1973. Agora temos uma massa de ar fria que é considerada forte até para o inverno. Não vemos temperaturas tão baixas em abril há 17 anos – explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Renato Lazinski.

Segundo o Instituto Simepar, o frio continua rigoroso. Nesta sexta-feira (29), na região Oeste, o dia amanheceu na casa dos 4 ºC, sendo que a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, com 0,2 ºC e São Mateus do Sul, com 2,8 ºC. Em Curitiba, a mínima ficou em 4,9 ºC. Observou-se também o aumento da nebulosidade em várias áreas do estado.

Em Pato Branco, no Sudoeste, apesar da alta umidade e das temperaturas negativas na relva, praticamente não apareceu geada, apenas algumas áreas bastante localizadas.

- O frio foi intenso nestes três dias na região. Tínhamos algumas áreas ainda susceptíveis de safrinha de milho, soja e feijão, que naturalmente foram e vão ser prejudicadas em seu desenvolvimento normal, mas ainda não podemos mensurar os danos neste momento, precisando aguardar mais alguns dias para uma melhor análise – explica o agrônomo da regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Josemar Bannach Fonseca.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a geada de quinta-feira (28) não afetou as culturas de segunda safra.

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.