Considerado favorito nas etapas classificatórias, o cavalo Harmonia Temprano, da Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar, não só conquistou o Freio de Ouro como atingiu uma das maiores pontuações na história da competição. Filho de Ganadero da Harmonia, campeão do Freio em 2006, Temprano fez 22,607 pontos. O equino, que completa nove anos em novembro, foi prata em 2015 e Bocal de Ouro em 2014. Entre as fêmeas, a campeã foi Farrera de los Campos, da Estância Vendramin, de Ponta Grossa (PR). Com 20,998 pontos, a égua, de seis anos e meio, disputou o Freio pela primeira vez.
O criador Rodrigo Teixeira, da cabanha Harmonia, não conteve as lágrimas ao comemorar.
— Seguiremos trabalhando com a nova geração — disse Teixeira, destacando que não acredita em cavalos campeões sem planejamento estratégico.
Após a conquista do título, Temprano deixará as pistas de prova e será destinado apenas à reprodução. Em 40 anos de tradição, este foi o segundo ouro da cabanha Harmonia. Para comemorar, o ginete José Fonseca Macedo, que montou filho e pai grandes campeões do Freio de Ouro, deu duas voltas na pista.
— O Freio de Ouro é um projeto de vida. Consegui passar para o Temprano, e ele para mim, tudo que a gente é capaz — disse, fazendo uma avaliação após quatro anos de trabalho com o equino.
O jurado Leandro Amaral, um dos que julgou os machos, destacou que Temprano, terceiro colocado na prova de morfologia, é um cavalo belo e funcional.
— O equino demonstrou muitas qualidades, entre elas o bom temperamento. É um animal que se saiu bem em todas as provas — descreveu.
Antonieto Rosa fez treinamentos com a fêmea vencedora durante os últimos 12 meses Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
O ginete Antonieto Rosa conquistou seu primeiro Freio de Ouro montando a égua Farrera de los Campos.
— É uma égua de temperamento irretocável e função nota 10 — avalia o ginete, que treinou com Farrera nos últimos 12 meses.
O jurado Rodrigo Py, um dos que julgou a prova das femêas, destacou que a grande campeã é uma égua completa, com genética de sucesso e bom temperamento.
— Farrera é habilidosa, tem requinte nos movimentos — detalhou.
Criador de cavalo crioulo há 11 anos, Aldo Vendramin, da Estância Vendramin, comemorou a conquista.
— É uma emoção que sempre se renova. É uma carreira vitoriosa — avalia Vendramin, que em 2013 também foi ouro na competição com a égua Oraca do Itapororó, que fez a maior pontuação da história do Freio de Ouro.
Final foi assistida por 15 mil pessoas
O tempo favorável ajudou a lotar as arquibancadas da área do cavalo crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Cerca de 15 mil pessoas, entre criadores e público em geral, compareceram para acompanhar a grande final do Freio de Ouro. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), José Luiz Laitano, demonstrou satisfação com o resultado da competição.
– O Freio de Ouro evolui sempre tecnicamente. Toda a cadeia evolui – avalia Laitano, ressaltando as boas notas e o bom desempenho dos animais que chegaram à grande final.
Na cerimônia de premiação, além dos grandes campeões macho e fêmea do Freio de Ouro, também foram entregues outros dois prêmios.O ginete destaque do ano foi Guto Freire. Tricampeão do Freio de Ouro, em 2011, 2012 e 2014, Guto disputou as etapas finais da competição montando 11 equinos que passaram os últimos meses em seu centro de treinamento, em Santo Antônio da Patrulha. O domador do ano foi Jair Silveira.
Os melhores na arena
FÊMEAS
Freio de Ouro: Farrera de los Campos
Estância Vendramin – Ponta Grossa (PR)
Ginete: Antonieto Rosa
Média: 20,998
Freio de Prata: Carlota de São Pedro
Cabanha GAP São Pedro, Uruguaiana-RS
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Média: 20,669
Freio de Bronze: Natividade Setembrina
Cabanha Sossego, São João da Aliança-GO
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Média: 20,305
MACHOS
Freio de Ouro: Harmonia Temprano
Cabanha Harmonia, Santa Vitória do Palmar-RS
Ginete: José Fonseca Macedo
Média: 22,607
Freio de Prata: Guapuruma Mate Amargo
Estância Guapuruma e Estância Tamareira, Navegantes-SC e Santa Rita do Passa Quatro-SP
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Média: 20,608
Freio de Bronze: Bt Vermute
Cabanha 55, Porto Alegre-RS
Ginete: Volmir Santos de Guimarães
Média: 20,519
Fonte: Zero Hora