Ontem, 5, pela segunda vez na semana e no ano, o frango vivo comercializado em Minas Gerais sofreu nova baixa de cinco centavos, sendo negociado por R$3,00/kg, valor registrado pela última vez em setembro do ano passado.
Com a nova baixa, a cotação de Minas Gerais volta a se igualar à de São Paulo, situação que não era observada há quase seis meses, ou seja, desde meados de julho de 2015.
Nesse período, o produto mineiro operou com um adicional médio de 20 centavos em relação ao produto paulista, com picos de 25 centavos entre o final de outubro e meados de dezembro.
Mas a partir daí (isto é, nos últimos 20 dias), a cotação de Minas recuou perto de 10,5%, enquanto em São Paulo a queda não chegou a 3,5%.
Isto, porém, não significa que a situação dos avicultores paulistas seja de tranquilidade. Pois, como em Minas Gerais, o mercado local também passou a apresentar grande fragilidade, comportamento que torna iminente o retrocesso do preço também em São Paulo.
Por ora, os preços de Minas Gerais e São Paulo se encontram, respectivamente, 30,43% e 27,66% acima dos registrados um ano atrás. No entanto, para o avicultor, isso já não tem o menor significado, porquanto a principal matéria-prima do frango está no momento 40% mais cara que no início de 2015.
Fonte: Avisite
Fonte: Canal do Produtor