Vários lavouras de soja do Rio Grande do Sul registram focos de ferrugem asiática, conforme monitoramento do Consórcio Antiferrugem. Há casos confirmados em Jari, Capão do Cipó, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, Tupanciretã, Santa Rosa, Santo Augusto, Três de Maio, Novo Machado, Ibirubá, Cruz Alta, Santa Bárbara do Sul e Chapada.
Em Ijuí, segundo o escritório da Emater municipal, não há confirmação de foco de ferrugem asiática. Existe apenas suspeita de uma ocorrência numa lavoura no distrito de Mauá. Conforme o Técnico Agrícola da Emater, Edewin Bernich, o que existe em lavouras de soja de Ijuí, no momento, são outras doenças, como oídio, consideradas normais para o período e de fácil controle.
No entanto, ele chama atenção para grande infestação de tamanduá na soja em vários pontos de lavouras e que precisa de atenção especial dos agricultores, pois a praga pode causar sérios danos na planta, com quebra no rendimento. Edewin Bernich destaca que na safra passada a incidência de tamanduá na soja foi baixa, mas houve muita reprodução para esse ano.
Fonte: Rádio Progresso