A China pediu apoio à Mato Grosso para a elaboração dos projetos da Ferrovia Bioceânica, que ligará vários estados, especialmente Mato Grosso, ao Oceano Pacífico. O pedido foi realizado por uma delegação de chineses durante reunião com o governador Pedro Taques, na última terça-feira, 09 de agosto.
O pedido de apoio foi realizado pela ministra conselheira da embaixada da China no Brasil, Xia Xiaoling, e diretores da empresa estatal chinesa China Railway Construction Corporation Limited (CRCC).
A Ferrovia Bioceânica, também conhecia como Transoceânica, que liga o Brasil ao Oceano Pacífico, passando por Mato Grosso, é considerada viável para o escoamento da produção brasileira e pode ser construída em nove anos, como o Agro Olhar já comentou.
O modal ferroviário ligando o Brasil ao Oceano Pacífico foi anunciado em um acordo entre os governos brasileiro, chinês e peruano o ano passado.
A ferrovia, pontua a ministra da China, faz parte de um termo de cooperação visando fomentar a relação econômica entre os dois países.
Fonte: Olhar Direto