Vegano

FEIRA PARA ADEPTOS DA CULTURA VEGANA

As dietas e estilos de vida vegetariano e vegano são uma oportunidade de negócio e com forte potencial de crescimento no Brasil. A VegFest, principal feira do setor no país, espera receber 10 mil visitantes até domingo, 14 de outubro. O evento acontece na zona norte da capital paulista e reúne diversos expositores que não se restringem à alimentação: há roupas, cosméticos, embalagens e produtos domésticos que são feitos sem nenhuma substânciade origem animal. Além disso, mais de 150 palestrantes e culinaristas que participam do Congresso Vegetariano, que visa debater a indústria, suas novidades, tendências e dicas de receitas.

De acordo com estudo realizado pelo Ibope em abril deste ano, e que foi encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 14% dos brasileiros se denominaram vegetarianos. O valor corresponde a cerca de 30 milhões de pessoas.

“A feira é a maior que já tivemos. O mercado sente isso e vimos uma chance de o movimento crescer”, diz Guilherme Carvalho, secretário executivo da SVB, à Globo Rural.

Entre os novidades que chamam a atenção na VegFest está o bacon vegano defumado da Naturinni, empresa de Nova Trento (SC). Feito com batata e inhame, o alimento tem aroma, sabor e textura bem semelhantes ao produto da carne de porco.

“Incentivamos que os pequenos produtores parem de plantar fumo, comum na região, e plantem inhame e mandioca. Alguns já cultivam, mas acabam dando de comida para os porcos, pois não sabem seu potencial”, conta Thiago Focking, sócio da Naturinni.

A companhia usa cerca de 100 mil toneladas de inhame por mês para produzir o bacon, mas Focking afirma que isso é apenas 10% da capacidade. Para aumentar a produção, é necessário que as vendas aumentem. E isso a VegFest deu um pontapé: um investidor está querendo exportar o alimento para a Inglaterra, com opções de ampliar para o mercado de outros países da Europa e Estados Unidos.

A nossa empresa consegue gerar emprego em uma zona rural e temos expectativa de trazer mais investimentos, além de fazer um projeto social para estimular a agricultura familiar da região.”

Para Carvalho, da SVB, um dos destaques que vem crescendo no mercado mundial de vegetarianismo e veganismo é justamente a tecnologia agrônoma para a produção de proteínas texturizadas.

“A engenharia de alimentos vem avançando e o setor agrícola pode ter um papel importante no desenvolvimento de proteínas nutricionalmente equivalente ou melhores que a proteína animal, desmistificando que apenas a carne animal é importante.”

Brotos comestíveis

Trabalhando com proteínas de plantas, a Broto Fácil, de Curitiba (PR), possui um kit que permite a produção caseira de brotos comestíveis, como alfafa, trevo e feno grego, por exemplo. São 17 tipos de sementes de brotos diferentes comercializadas.

“Nosso kit possui fatores que nos aproximam do mercado vegetariano, como a produção própria, o alimento vivo, orgânico e de baixa caloria”, fala Nilson Mello, fundador da Broto Fácil. “Nossa pegada é facilitar que as pessoas produzam o próprio alimento, independentemente do espaço.”

A feira

Iniciado como Congresso Vegetariano Brasileiro em 2006, o evento se transformou ao longo dos anos e em 2013 virou a VegFest. A edição de 2018 é a sétima, sendo a segunda realizada na capital paulista.

“É a primeira vez que repetimos uma cidade, pois a ideia da feira é que seja itinerante para poder levar o movimento do vegetarianismo para todos os cantos do Brasil”, explica Carvalho. “Decidimos que todo ano par terá VegFest em São Paulo e ano que vem será em Brasília.”

VegFest

Feira Vegana Gratuita

12 e 13 de outubro, das 10h às 20h; 14 de outubro, das 10h às 16h

Congresso Vegetariano

12 e 13 de outubro, das 9h às 18h40; 14 de outubro, das 9h às 12h30

Local:

Novotel Center Norte – Avenida Zaki Narchi, 500 – São Paulo (SP)



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.