O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), vai participar da International Boston Seafood Show, a Seafood Expo North America, em Boston (EUA), de domingo (19) a terça-feira (21).
O Brasil contará com um pavilhão em uma área de 92m², que abrigará 26 empresas e três entidades setoriais. As entidades promoverão 19 espécies de pesca extrativa (ariaco, atum, camarão rosa, cavalinha, cioba, corvina, gordinho, gurijuba, lagosta, lagostim, meka, ostras, pargo, peixe espada, peixe sapo, pescada amarela, pescada branca, polvo e sardinha) e cinco espécies de aquicultura (pacu, pintado, pirarucu, tambaqui e tilápia).
Cada estande terá um freezer para a exposição dos produtos da pesca e aquicultura nacional. O pavilhão contará com o apoio de quatro assistentes bilíngues e uma cozinha show, onde um chef e equipe prepararão pratos nacionais a base de pescados fornecidos pelos expositores brasileiros.
Considerada a principal feira para promoção e comercialização de produtos da pesca e aquicultura na América do Norte, a Seafood contará com a participação de mais de mil expositores de 50 países e cerca de 20 mil visitantes de quase cem nacionalidades.
No ano passado, o Brasil exportou US$ 236 milhões, cerca de 39,6 mil toneladas de pescado. Os Estados Unidos foram o principal destino do pescado brasileiro, sendo US$ 99,1 milhões em valor (41,98%) e 12,7 mil toneladas em volume (32,03%).
Fonte: Mapa