Ministério da Agricultura informa que ainda está realizando novos testes antes de se pronunciar sobre o assunto
A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) reportou uma ocorrência de febre suína clássica no Brasil. De acordo com o comunicado, divulgado nesta segunda-feira (8/10), o foco foi identificado no Estado do Ceará. Em um plantel de 130 animais, 115 foram contaminados e 112 morreram. Os outros três foram sacrificados.
A doença foi identificada pelo Laboratório Nacional (Lanagro), em Minas Gerais. Segundo a OIE, a comunicação do incidente foi feita pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, no domingo (7/10).
“O Estado do Ceará não é parte da zona livre de peste suína clássica e a ocorrência está a mais de 500 quilômetros dos limites da zona livre. Já está sendo adotada restrição de movimento de animais e produtos biológicos entre a zona livre e a que não é livre”, diz o informe da OIE, acrescentando que ainda deverão ser divulgados novos dados sobre o incidente.
É o primeiro caso de peste suína clássica no Brasil desde 2009, de acordo com a Organização. A doença, assim como a peste suína africana, tem se alastrado especialmente por países do leste europeu e da Ásia. Recentemente, o Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou medidas de reforço na vigilância para evitar a chegada da doença ao território nacional.
Fonte: Globo Rural