Campo Grande / Mato Grosso do Sul (02/06/2016) - Em Dourados, o presidente do Sistema FAMASUL, Mauricio Saito, recebeu do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), a mais importante medalha concedida pelo grupo, “Águia da Fronteira”. A cerimônia dessa quarta-feira (1º/06) foi feita pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que na cerimônia representou o governador, Reinaldo Azambuja. Mauricio Saito recebeu a medalha pelas mãos do Diretor do DOF, Coronel Ary Carlos Barbosa.
De acordo com o superintendente de segurança pública, Coronel Deusdete Oliveira Filho, o Sistema FAMASUL foi uma das entidades homenageadas devido à seriedade e compromisso da Instituição. “É um justo reconhecimento à FAMASUL, que tem realizado trabalho diferenciado no Estado, demonstrando respeito e comprometimento com os órgãos de segurança pública”, afirmou.
A homenagem tem como objetivo valorizar autoridades civis e militares que contribuem para a melhoria da segurança pública na faixa de fronteira e integra as comemorações dos 29 anos de criação do grupo. “O Sistema FAMASUL agradece a homenagem e parabeniza os profissionais do Departamento de Operações de Fronteira pela importante atuação nos 51 municípios de Mato Grosso do Sul”, disse.
O DOF, que inicialmente recebia o nome de Grupo de Operações de Fronteira, nasceu em 1987 e quase dez anos depois, se tornou o Departamento de Operações de Fronteira, que tem como objetivo realizar o policiamento ostensivo itinerante em toda a região de fronteira do Estado com o Paraguai. Os trabalhos são focados no combate de crimes de roubo, furto de veículos, cargas, gado, narcotráfico e contrabando.
Participaram da cerimônia os presidentes de sindicatos rurais, Roseli Maria Ruiz, de Antônio João; Edy Elaine Biondo Tarrafel, de Ivinhema e Novo Horinzonte do Sul; Lúcio Damália, de Dourados e João Firmino Neto, de Laguna Carapã.
Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul
Fonte: Canal do Produtor