drone_portal

FALTA DE CHUVA AFETA A PRODUÇÃO DO MILHO E REFLETE NO PREÇO DO GRÃO NO TO

A falta de chuva afetou as lavouras de milho deste ano e a produção do grão despencou e isso pode refletir no preço de vários alimentos. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), o estado registrou uma baixa de 49,6% na área plantada, com relação à safra passada. Com isso, a produção diminui de 734 mil toneladas, para 328 mil. Uma redução de 55,3%.
Nelson Schumaker é produtor no assentamento Vale Verde, na região do Tocantins, e sentiu o prejuízo da falta de chuvas. Ele afirma que plantou cinco hectares na safra passada e colheu cerca de 15 toneladas. Mas este ano, o resultado não foi bom.
“ Plantei cinco hectares novamente e perdi tudo, porque nasceu um milho fraco. A única parte que salvar foi um hectare que é irrigado”, disse.
O especialista em comercialização, Marcelo Dominici, afirma que isso causa um aumento no preço do grão e exige que parte do milho vendido aqui, seja trazido de outros estados, como o Mato Grosso. Mesmo assim, o consumidor final pode perceber um aumento na carne de animais que são alimentados com ração à base de milho.
“Mesmo trazendo de fora, ainda precisamos levar em consideração o frete e os impostos estaduais, que também agregam valor ao produto. Por isso vamos ter custos aumentados, principalmente, na produção de suínos, aves e peixes. O consumidor final vai pagar mais caro por esses alimentos”, explicou.
Fonte: G1 

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.