Belém / Pará (20/04/2016) - A nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA foi empossada, na sexta-feira, 15, em cerimônia realizada na sede do Palácio da Agricultura, em Belém (PA), tendo à frente o presidente Carlos Fernandes Xavier, reeleito para o triênio 2016/2019. Além do ministro da Secretaria de Portos (SEP), Helder Barbalho, estiveram presentes gestores sindicais e autoridades, como o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Ilmar Galvão, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Josenir Nascimento, a adjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Eliana Zacca e o diretor-geral da Faculdade CNA, Abdon Miranda Júnior.
Em discurso, o presidente reeleito Carlos Fernandes Xavier comentou ter recebido a missão, tanto como um novo desafio quanto como um reconhecimento. “Desafio, porque o próximo triênio será, no mínimo, de preocupantes incertezas quanto ao cenário político/econômico do país a exigir das lideranças do agronegócio posturas equilibradas, serenas, mas profundamente firmes e enérgicas na defesa de nossas conquistas democráticas fundadas em princípios como a liberdade, a livre iniciativa, o direito à propriedade e o respeito aos direitos humanos para todos os cidadãos. Reconhecimento, porque vemos nessa recondução unânime e consagradora o aval às nossas administrações anteriores e o aplauso do sistema sindical rural à maneira como estamos conduzindo seus destinos nos últimos anos”, disse.
Sobre as metas a alcançar, Xavier destacou o aperfeiçoamento dos anteriores desafios do aprimoramento tecnológico, da adequação às políticas de meio ambiente e regularização fundiária, a defesa intransigente do setor que é fundamental à economia paraense e brasileira. “O futuro, de curto e médio prazo, nos assombra quanto aos destinos da política brasileira e suas consequências para a vida socioeconômica do país, mas nos estimula a estar vigilantes e proativos na manutenção do Estado Democrático de Direito. A FAEPA é uma instituição comprometida com o Brasil livre, justo e democrático!”, observou.
“A Faepa vai completar 65 anos de história e a gente vem trabalhando pra resgatar a importância do papel do produtor rural na sociedade, afinal, é a nossa atividade que está sustentando economicamente o país”, afirmou Carlos Xavier em seu discurso de cerca de uma hora.
O presidente ressaltou a luta de todos que fazem parte da instituição para que ela chegasse ao reconhecimento que tem hoje e falou sobre a missão de representar a causa de milhares de produtores, nas questões fundiárias, ambientais, jurídicas etc. Carlos Xavier demonstrou preocupação com a gravidade da crise que assola e preocupa a nação brasileira. “O atual momento foi determinante para que optássemos por substituir qualquer comemoração mais festiva por uma programação que remete à análise e reflexão do momento político-econômico nacional”, comentou.
Para isso, a FAEPA convidou alguns importantes palestrantes para repartirem seus conhecimentos sobre importantes temas de interesse do agronegócio.
Rodrigo Justus, Presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA
O Presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Rodrigo Justus, explanou sobre as questões que envolvem a retirada de 8 milhões de hectares de áreas consolidadas (produtivas) do estado do Pará e as quatro ADIns que ora tramitam no Supremo Tribunal Federal discutindo a inconstitucionalidade da legislação pertinente ao PRA.
Ao final da manhã, o diretor-geral da Faculdade CNA, Abdon Miranda Júnior, falou sobre a primeira faculdade voltada exclusivamente para o agronegócio. Criada pela CNA para formar um profissional de nível superior à altura da inovação e tecnologia presentes na agropecuária brasileira, setor líder em crescimento na economia nacional.
Abdon Miranda Júnior, diretor-geral da Faculdade de Tecnologia CNA
A Faculdade de Tecnologia CNA atua na graduação, oferecendo inicialmente o curso superior de Tecnologia do Agronegócio, no formato presencial, além de cursos de pós-graduação lato sensu e extensão em áreas afins, para atuar em um mercado que hoje oferece 37% dos empregos diretos no país. Ou seja: é quem mais entende de agronegócio fazendo o curso que o mercado precisa e que o empresário e o produtor rural querem. Amparada na grande capilaridade do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR, que está presente em todo o Brasil com mais de 4.000 instrutores, a Faculdade CNA oferece ensino à distância, mas com o diferencial da prática de campo, onde o aluno vai aplicar no ambiente real da propriedade o conhecimento adquirido no ambiente virtual. O objetivo é levar a todos os lugares uma educação de qualidade, adequada às necessidades dos produtores e trabalhadores rurais, qualificando-os nos processos produtivos, técnicos e gerenciais.
Após o almoço, o climatologista, doutor e professor da USP, Ricardo Felício, fez palestra esclarecedora sobre aquecimento global. Em seguinda, foi a vez do ministro Ilmar Galvão dissertar sobre questões fundiárias, conflitos no campo, direito de propriedade e, particularmente, sobre o processo de intervenção federal no Pará, por falta de cumprimento de decisão judicial.
Certificação e homenagens
Durante o evento, a FAEPA entregou certificado aos vinte e cinco conselheiros consultivos, bem como homenageou o ministro Ilmar Galvão, com a Medalha do Mérito Agropecuário, “pelos relevantes serviços prestados à nação brasileira, no desempenho das múltiplas funções sempre dignamente exercidas. São traços marcantes de sua personalidade a retidão de caráter, a firmeza de propósitos e sólida cultura, que sempre enobreceram sua trajetória profissional e o tornaram referência à sociedade”.
História
A FAEPA, fundada em 21 de setembro de 1951, é uma instituição privada, mantida pelos produtores rurais e faz parte do Sistema Sindical Rural, estando integrada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidade que representa os produtores rurais de todo o país. Este ano completa 65 anos de história, sendo responsável por alavancar a geração de grandes negócios agropecuários no estado do Pará, além de trabalhar cada vez mais para a geração de conhecimento, buscado orientar seus filiados – sindicatos rurais – através de eventos como encontros ruralistas, ciclo de palestras, seminários, cursos, teleconferências. As ações da Faepa estão descentralizadas em dez núcleos regionais, que reúnem 132 sindicatos rurais por todos os municípios paraenses, cuja área atinge 1,2 milhão de km².
DIRETORIA DA FAEPA
PRESIDENTE
Carlos Fernandes Xavier
VICE-PRESIDENTES
Vilson João Schuber
Josaphat Paranhos de Azevedo Filho
Luciano Guedes
Jahyr Seixas Gonçalves
Luiz Carneiro de Oliveira
DIRETORES
Efetivos:
Alfonso Marcos Rio – 1º diretor secretário
Antônio Francisco de Araújo – 2º diretor secretário
José Ribamar Rodrigues Sizo – 1º diretor tesoureiro
José Nelson de Araújo – 2º diretor tesoureiro
Adinor Batista dos Santos
Francisco Alberto de Castro
Gilberto Nascimento Brito
Antônio Miranda Sobrinho
Antônia Lemos Gurgel
Suplentes:
Agamenon da Silva Menezes
Arcídio Ornela Filho
Antônio Gomes de Lima
Antônio Henrique Gripp
Antônio Vieira Caetano
Eslon Aguiar Martins
Fernando Antônio Rodrigues Coimbra
Joel Lobato
Márcia Cristina Zahluth Centeno
Maria Augusta Silva Neta
Marcos Villela Zancaner
Maurício Pompeia Fraga Filho
Mauro Lúcio de Castro Costa
Vanderlei Silva de Ataídes
CONSELHO FISCAL
Efetivos:
Elias Ralim Mifarreg
Fernando Acatauassú Nunes
Givaldo Gomes de Araújo
Suplentes:
Guilherme Minssen
Reinaldo Rabelo Alencar Monteiro
Pio Costa Beber Stefanello
DELEGADOS REPRESENTANTES
Efetivos junto à CNA:
Carlos Fernandes Xavier
Vilson João Schuber
Suplentes junto à CNA:
Paulo César Justo Quartiero
Joaquim Lira Maia
CONSELHO CONSULTIVO
Armando Augusto Amoedo Dacier Lobato
Armando Teixeira Soares
Cláudio Aparecido Zamperlini Júnior
Clóvis Carneiro
Shirley Cristina de Barros Malcher
Eduardo Daher
Fernando Severino
Giovanni Queiroz
Gustavo Silveira
Iacira Leite Sedrim
Ítalo Falesi
João Francisco de Menezes Neto
Joésio Siqueira
Josélio Moura
Lázaro de Deus Vieira Neto
Marcos Marcelino
Alípio Bordalo
Pedro Paulo Vianna Borges
Rodrigo Otávio de Paula
Roque Quagliato
Tony Alberto Filter
Walbert Monteiro
Wandenkolk Pasteur Gonçalves
Winston Diamantino
Yasuhide Watanabe
Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA
www.faepanet.com.br
www.facebook.com/FAEPA
https://twitter.com/@sistemaFAEPA
Fonte: Canal do Produtor