No dia 8 de março de 2020, a família rural paranaense perdeu um dos seus líderes. Lauro Lopes, conhecido como Seu Lauro, faleceu aos 90 anos. O advogado, produtor rural, político e empresário de Castro, nos Campos Gerais, dedicou boa parte da sua vida em prol dos interesses do agronegócio estadual. Entre os diversos cargos que ocupou nessa missão, destacam-se os 33 anos de dedicação à presidência do sindicato rural e também o tempo em que passou como integrante da diretoria da FAEP. Entre 2000 a 2018, Lopes foi membro do conselho fiscal da Federação.
Seu Lauro foi um dos pioneiros do Sindicato Rural de Castro, tendo participado da reunião de fundação. Entre as inúmeras conquistas das quais fez parte, estão a defesa da renda ao produtor rural, o bem-estar, o patrimônio, a propriedade privada, o direito individual de empreender, a solidariedade social, entre outros.
Uma das últimas entrevistas de Seu Lauro à imprensa ocorreu em 2017. Na ocasião ele fez um balanço da sua participação no sistema sindical. Na época, ele deixou uma mensagem que serve de exemplo de como viveu sua vida. “Minha vida foi praticamente dentro do Sindicato Rural de Castro, tentei várias vezes deixar a presidência, mas sempre me convenciam a ficar (…) Quando avalio o que fizemos, acredito que eu poderia ter feito mais, porém deixo para a história avaliar se o pouco que fiz, fez a diferença para nossos produtores”, disse na ocasião.
A entrevista completa está disponível no site Minuto Rural.
A notícia FAEP lamenta perda de líder sindical de Castro, nos Campos Gerais apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP