A cafeicultura vive um momento especial no Paraná. Diversas ações têm apontado para mudanças de cenário, no perfil do cafeicultor e no sistema de produção, que aposta na qualidade dos grãos para garantir a entrada do produto paranaense no mercado de cafés especiais (ou gourmet), que remuneram melhor. Todas estas transformações vêm sendo acompanhadas de perto pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, que atua em diversas frentes para que a cadeia possa se desenvolver como um todo, expressando seu potencial.
Dentre os fatos recentes que podem indicar um novo cenário para a produção cafeeira paranaense está o Projeto de Lei (PL) nº 427/2018, de autoria do deputado José Carlos Schiavinato (PP), que “institui a política estadual de incentivo à produção de café de qualidade”. O PL prevê, entre outros pontos, a compra pelo Estado de cafés de qualidade produzidos por grupos organizados (associações, cooperativas, etc.) para o consumo dos órgãos públicos, criação de linhas de crédito e outros tipos de incentivo para a produção do grão especial.
No que pese o fato de ainda ser uma proposta (precisa passar pelas comissões legislativas para depois ser levada a plenário), a iniciativa mostra que existe interesse e sensibilidade dos entes públicos para esta questão. Além disso, o PL foi proposto com base em uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no final de junho, que contou com a participação da FAEP e dos sindicatos rurais de Londrina, Rolândia, Congoinhas, Apucarana, Pirapó, Centenário do Sul, Curiúva, Ibaiti e Figueira, onde existe representativa produção cafeeira.
Leia a matéria completa no Boletim Informativo.
A notícia FAEP e SENAR-PR atuam para transformar Paraná em polo de cafés especiais apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP