Obedecendo o sistema de rodízio, a FAEP reassumiu a coordenação da Aliança Láctea Sul Brasileira, que reúne entidades públicas, inclusive as secretarias estaduais da Agricultura, indústrias e produtores dos três Estados da Região Sul. A entidade, criada há três anos, desenvolve ações para tornar o setor ainda mais competitivo, além de padronizar a assistência técnica, capacitação e a sanidade, visando a qualidade do leite.
A passagem da coordenação ocorreu durante a Expointer, no final de agosto, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O coordenador da Aliança Láctea até outubro de 2018 será Ronei Volpi, como representante da Federação. Anteriormente, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) estava no comando da entidade.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao ano de 2015 (informações mais recentes disponíveis), Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina produziram, juntos, 12,3 bilhões de litros de leite. A região ficou à frente das demais do país. “Isso representa 35% do leite produzido no Brasil. Os três Estados têm uma produção superior à da Argentina. E, no curto espaço de tempo, nossa expectativa é superar a Argentina e Uruguai juntos”, destaca Volpi.
Leia matéria completa aqui.
A notícia FAEP assume coordenação da Aliança Láctea apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP